PROPOSTA 16 12/08/2019
ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO
1.Seu texto deve ser escrito na modalidade culta da língua portuguesa e à tinta em até 30 linhas.
2.Serão desconsideradas as linhas copiadas dos textos motivadores.
3.Receberá nota zero a redação que se enquadrar nas seguintes características:
3.1.tiver até 7 (sete) linhas escritas;
3.2.fugir ao tema ou não for do tipo dissertativo-argumentativo;
3.3.apresentar parte do texto deliberadamente desconectada da proposta temática.
TEXTOS MOTIVADORES
Texto I
“Massacres geram efeito imitação, atiradores querem fama”, diz psicólogo americano
No debate sobre o fenômeno americano de massacres em escolas, um dos poucos consensos é o de que esses episódios estão se tornando cada vez mais comuns.
Apesar de estatísticas divergentes e de dificuldades em calcular o número exato de casos e vítimas, as estimativas mais conservadoras indicam que só em 2018 ocorreram pelo menos seis incidentes em que estudantes ou professores foram alvo de ataques – o mais recente nesta semana, na Flórida.
Em um momento em que o país registra taxas de criminalidade historicamente baixas, esse tipo específico de violência vem aumentando. O fácil acesso a armas costuma ser apontado como um dos motivos. Mas, antes disso, o que leva um jovem em primeiro lugar a decidir pegar em armas para cometer um ataque?
Segundo o psicólogo Peter Langman, um dos maiores especialistas do país no assunto, um dos fatores pode ser o que ele chama de “efeito imitação” ou “efeito de contágio”, em que atiradores buscam alcançar a mesma “fama” de massacres anteriores.
“Alguns desses ataques ganham tanta atenção da mídia que isso acaba se tornando muito desejável para outras pessoas, e elas podem acabar tentando seguir os passos desses autores”, disse Langman em entrevista à BBC Brasil.
Esse efeito significa que, quanto mais ataques desse tipo ocorrem, mais vão ocorrer no futuro. “É como se esse fenômeno estivesse se alimentando de si mesmo.”
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43092981/acesso em 17/07/2019 às 16:55
Texto II
Massacre de Suzano é o oitavo em escolas do Brasil desde 2002
Ataque anterior aconteceu em 2017, em um colégio de Goiânia. Atirador disse ter se inspirado no caso de Realengo
O ataque a tiros ocorrido na manhã de uma quarta-feira 13 de março de 2019 na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo, é o oitavo em escolas brasileiras desde 2002. E o segundo em número de vítimas, dez ao todo, sendo sete ligadas diretamente à instituição escolar – o episódio só não supera o massacre em Realengo, em 2011, que levou a óbito 11 estudantes. Cinco estudantes da escola morreram, todos do Ensino Médio.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/massacre-de-suzano-e-o-oitavo-em-escolas-do-brasil-desde-2002/acesso em 17/07/2019 às 17:01
Texto III
Tragédias com atiradores no Brasil

Texto IV
Violência nas escolas não é caso de polícia, afirmam especialistas

Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/violencia-nas-escolas-nao-e-caso-de-policia-afirmam-especialistas:/acesso em 17/07/2019 às 17:14
PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater a violência e os massacres nas escolas”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.